Hemomar de Balsas mobiliza a população para aumentar o estoque do banco de sangue.
Hoje, 25/11 é comemorado o dia nacional do doador de sangue, mas em Balsas uma mobilização que visa aumentar o estoque do banco de sangue deve durar a semana inteira.
Ontem no final da tarde, colaboradores do hemonúcleo de Balsas fizeram uma passeata pelas principais ruas do centro da cidade divulgando material informativo sobre a importância da doação de sangue para a saúde pública. Segundo a diretora Elaine com a aproximação das festas de natal, réveillon e férias escolares, a demanda por sangue costuma aumentar, porque nesse período o risco de acidentes aumenta e geralmente essas ocorrências acabam aumentando a necessidade de bolsas de sangue na rede hospitalar “Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso quanto mais gente doando maiores são as chances de não termos problemas com o nosso estoque regulador” Afirmou a diretora do hemonúcleo.
A unidade do Hemomar em Balsas atende 14 cidades da região sul do estado e precisa manter um estoque regulador de pelo menos 660 bolsas de sangue por mês, porém ultimamente o banco de sangue tem operado no limite, chegando a falta alguns tipos de sangue em algumas ocasiões. Segundo a direção isso ocorre porque a cidade está crescendo e naturalmente a demanda por sangue está aumentando. Com essa situação, a necessidade de ampliar o número de doadores cadastrados é ainda maior.
A programação da semana do doador vai se encerrar na sexta-feira com um café da manhã oferecido aos doadores e com uma grande coleta de sangue.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (com autorização para menores), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (sem alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores). É obrigatório apresentar um documento oficial com foto e levar em conta restrições temporárias (como vacinas ou tatuagens) ou definitivas (como algumas doenças infecciosas e autoimunes).
Em Balsas o Hemomar está localizado na rua José Leão em frente a escola estadual Luiz Rego e o horário de funcionamento é das sete da manhã à uma da tarde, com exceção das quintas, quando o atendimento vai até as três da tarde, sem intervalo para o almoço.

