Medida visa incentivar investimentos e abrir vagas no mercado de trabalho.
Nesta quarta-feira (20/08) durante o dia de campo sobre confinamento de bovinos, na Fazenda Tanque onde está sendo construído o primeiro grande frigorífico de Balsas, o prefeito Alan da Marissol anunciou um pacote de inventivos fiscais para o empreendimento.
O frigorífico Frigobalsas é um investimento de 180 milhões de de reais que vai abater 500 bois gordos por dia a partir de 2027 e será administrado por um grupo de investidores liderado pelo empresário e agricultor Pedro Cerbi.
Entre os inventivos anunciados pelo prefeito estão descontos que variam de 50% a 100% no pagamento de tributos municipais como ISSQN -Imposto sobre serviços de qualquer natureza e o ITBI – Imposto sobre a Transação de Bens Imobiliários por um período de um ano. Ao assinar o decreto, o prefeito Alan da Mirassol destacou a importância dos novos investimentos que aumentaram em 33% a abertura de novas empresas este ano em Balsas, que resultaram em mais de mil negócios formalizados gerando riqueza e empregos na região ” no que depender de nós faremos todo esforço para garantir o fortalecimento da economia e o bem-estar do nosso povo, declarou o prefeito.
Para garantir o funcionamento do frigorífico daqui a dois anos a fazenda já possui um confinamento com mais de sete mil cabeças de gado que recebem o coxo uma dieta rica em nutrientes produzida com grãos e capim da própria fazenda, além do DDGS, resíduo da indústria de etanol que já está funcionando na cidade.
Segundo o empresário Pedro Cervi com investimento coloca o Sul do Maranhão no circuito do mercado de carne bovina dentro e fora do país, beneficiando toda a cadeia produtiva incluindo pequenos e grandes produtores que também vão entregar boi gordo no frigorífico. “Temos um grande potencial de mercado para a carne e com possibilidade de produzir um boi de boa genética e excelente rendimento e qualidade, além do fato de termos uma nova possibilidade de faturamento dentro do agronegócio”, declarou o empresário.
O projeto de instalação do frigorífico foi apresentado para um grupo de produtores de todas as regiões do estado que conheceram as técnicas de criação em regime de confinamento e o manejo sanitário e nutricional que garantem bons resultados.