MARANHÃO BATE RECORDE HISTÓRICO E CONQUISTA 5º LUGAR NO RANKING GERAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE.

image_pdfimage_print

O Maranhão encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília (DF) entre os dias 11 e 25 de setembro, com um resultado histórico.

A delegação maranhense conquistou 19 medalhas, sendo 12 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze, e garantiu o 5º lugar no quadro geral da competição, a melhor colocação do estado nos últimos dez anos.

O desempenho consolida uma trajetória de crescimento do esporte escolar maranhense. Em 2023, o estado terminou em 18º lugar, em 2024 avançou para a 14ª colocação e, neste ano, alcançou sua melhor marca recente, ficando ainda em primeiro lugar entre os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Esse crescimento expressivo comprova que estamos no caminho certo, fortalecendo nossas categorias de base e dando condições para que nossos jovens atletas alcancem resultados cada vez mais relevantes para o Maranhão. Esse avanço só é possível graças ao incentivo e apoio do governador Carlos Brandão, que tem sido fundamental para valorizarmos o esporte no nosso estado”, afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Celso Dias.

Nesta edição, a delegação contou com mais de 200 pessoas, entre atletas, técnicos e servidores da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O desempenho dos jovens talentos comprovou a força do esporte escolar maranhense e o potencial das categorias de base, que vêm alcançando feitos expressivos em competições nacionais.

O quadro de medalhas teve início com a natação, grande destaque da edição, que garantiu 6 medalhas de ouro. No atletismo foram 1 ouro e 1 prata. Nas águas abertas, os maranhenses conquistaram 2 ouros individuais e mais 1 ouro no revezamento misto. O futsal feminino brilhou e trouxe a medalha de prata, enquanto o judô rendeu 1 ouro e 1 bronze. Já no badminton, a dupla maranhense assegurou 1 medalha de bronze.

Nas divisões coletivas, o Maranhão também alcançou resultados expressivos. O futsal masculino conquistou a prata na segunda divisão e garantiu acesso à primeira, enquanto o basquete masculino foi campeão na terceira divisão e subiu para a segunda. O vôlei de praia feminino ficou em quarto lugar na segunda divisão e assegurou vaga na primeira, o voleibol feminino conquistou a prata na terceira divisão e subiu para a segunda, e o handebol feminino conquistou o bronze, permanecendo na segunda divisão.

Os atletas que representaram o Maranhão em Brasília conquistaram suas vagas após vencerem a categoria infanto dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), realizados em agosto, em São Luís. O desempenho nas etapas estaduais foi determinante para que pudessem chegar à maior competição escolar do país e alcançar um resultado inédito para o esporte maranhense.