GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO DESTACA AÇÕES DA SAÚDE DURANTE ABERTURA DOS TRABALHOS DE 2026 DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

image_pdfimage_print

Ainda em sua apresentação, o governador destacou a expansão da Rede de Hemodiálise, com a descentralização das máquinas, levando o serviço para mais perto de quem mais precisa.

 

Ao participar da abertura da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), nessa segunda-feira (2), o governador Carlos Brandão destacou as ações na área da saúde e os investimentos voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia foi realizada no plenário Nagib Haickel, no Palácio Manuel Beckman, em São Luís, e reuniu parlamentares, além de gestores estaduais e municipais.

 

Em sua exposição, o chefe do Executivo estadual afirmou que as ações da saúde integram o Plano Maranhão 2050 e o Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, distribuídos em cinco eixos temáticos: “Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes”, “Economia Próspera e Inclusiva”, “Meio Ambiente Valorizado e Resiliente”, “Sociedade Saudável, Segura e Justa” e “Governança Efetiva, Conectada e Inovadora”.

 

“O mais importante não está nos relatórios, mas na vida de cada maranhense impactado pelas nossas ações. Não falo apenas de números, embora eles sejam fundamentais; falo de respeito, dignidade e esperança”, enfatizou o governador Carlos Brandão.

 

Ainda em sua apresentação, o governador destacou a expansão da Rede de Hemodiálise, com a descentralização das máquinas, levando o serviço para mais perto de quem mais precisa. Também ressaltou a realização de mais de 650 transplantes no Maranhão — sendo 525 de córnea, 95 de rim, 32 de fígado, quatro de medula óssea e um de coração —, avanço que levou o estado da última posição para a 11ª colocação no ranking nacional.

 

“O fortalecimento da saúde pública, a criação da Rede de Hemodiálise, o avanço nos transplantes e o cuidado com a Atenção Básica têm um objetivo muito claro: salvar vidas e cuidar de pessoas”, observou o governador.

 

Além disso, Carlos Brandão citou a entrega de novas ambulâncias aos municípios maranhenses e a realização de 300 mil intervenções cirúrgicas eletivas em 2025.

 

Para o secretário adjunto de Administração e Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Hugo Ferro, que representou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, na solenidade, os dados comprovam os resultados dos investimentos e do trabalho conjunto.

 

“Os dados apresentados pelo governador Carlos Brandão refletem um trabalho planejado e contínuo para fortalecer o SUS no Maranhão. O apoio do Legislativo tem sido fundamental para garantir agilidade às políticas públicas que chegam na ponta. Nosso compromisso é seguir executando uma política de saúde responsável, eficiente e cada vez mais próxima da população maranhense”, afirmou.