Festa que começou no fim-de-semana vai durar nove dias.
O Centro de Tradições Gaúchas Getúlio Dorneles Vargas em Balsas está em festa desde o último sábado com a Semana Farroupilha, maior evento histórico e cultural da comunidade gaúcha, que relembra um dos mais importantes movimentos revolucionários do pais entre os anos de 1835 e 1845, no Rio Grande do Sul que ficou conhecido como a Guerra dos Farrapos.
As comemorações ultrapassam os limites do sul do país e onde tem uma comunidade gaúcha a data é relembrada com a celebração das tradições que caracterizam os sulistas, conhecidos por desbravar o país na abertura de novas fronteiras agrícolas.
Balsas, no sul do Maranhão tem a maior colônia gaúcha do estado, os pioneiros chegaram a região em 1984 para desbravar as terras do cerrado, começaram plantando arroz, mas logo descobriram que o solo tinha potencial para o cultivo de soja e milho por meio da agricultura mecanizada. Hoje com a ajuda da pesquisa, a região é responsável por sessenta por cento da produção de grãos do estado, que este ano deve passar pela primeira vez de 8 milhões e 700 mil toneladas de grãos.
As comemorações da Semana Farroupilha começaram no último sábado, 13 com o desfile pelas principais ruas da cidade. Vestidos à caráter os gaúchos fizeram demonstrações da riqueza cultural do Rio Grande do Sul e apresentaram as grandes máquinas agrícolas que simbolizam a força do agronegócio na região.
No domingo houve a tradicional missa com o acendimento da chama crioula no CTG, seguida de um churrasco que reuniu toda a comunidade.
Rogério Giaretton, secretário do CTG e um dos organizadores do evento disse que a Semana Farroupilha que está completando 40 anos em Balsas sempre foi integrada aos balsenses. “ Nós gaúchos fomos muito bem recebidos nesta terra e fazemos questão de reforçar nossos laços com a cultura maranhense. Os balsenses são muito receptivos e acolhedores e na semana farroupilha valorizamos essa integração”
As comemorações da Semana Farroupilha seguem até o dia 21 de setembro, com atividades todos os dias incluindo jantares, apresentações artísticas, troneio de bocha e disputas de provas equestres.
O Prefeito Alan da Marissol, que prestigiou a abertura oficial da festa destacou a importância da boa relação dos gaúchos com os balsenses. “Balsas é uma terra de oportunidades, atraindo investidores de todo pais. Esse caminho foi aberto pelos gaúchos a quem somos muito gratos. Disse o prefeito.

