Hemomar de Balsas vai fazer plantão neste sábado para aumentar o estoque de sangue no Carnaval
Em períodos festivos e feriados prolongados o setor de urgência e emergência dos hospitais costumam ficar mais movimentos, por causa de acidentes, crimes com esfaqueamento ou tiros, além de outras ocorrências, situações que geralmente precisam de cirurgias com reposição de sangue.
O problema é que o Hemonúcleo de Balsas, que atende 14 cidades do sul do estado tem sofrido com o baixo estoque de sangue. Do início de janeiro até agora, menos de 500 bolsas foram coletadas, número abaixo do necessário para manter um atendimento seguro.
Segundo a coordenação, a situação é ainda mais preocupante entre os tipos sanguíneos negativos.
Por isso, o hemonúcleo de Balsas está adotando novas estratégias para aumentar o número de doadores, principalmente neste período que antecede o Carnaval e garantir o estoque regulador que é de pelo menos 600 bolsas por mês.
Neste sábado, vai ter plantão das sete horas da manhã até uma hora da tarde para atender aqueles doadores que não tem tempo durante a semana.
Segundo o enfermeiro Muryllo Souza as doações de sangue podem ser feitas por pessoas de 16 a 67 anos, lembrando que menores de 18 anos precisam de uma autorização dos pais ou responsáveis legais. Além disso pra doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos e está em boas condições de saúde. “ aqui na triagem nós identificamos se a pessoa está no perfil de doador, depois ela é encaminhada para o setor de coleta que segue um protocolo com muita segurança” Afirmou o enfermeiro.
O Hemonúcleo de Balsas funciona na rua José Leão, 250, no centro da cidade.

