Colégio Educar em Balsas promoveu aulão para estudantes do ensino médio.
Está chegando a hora! Nos dias 9 e 16 de novembro mais de 211 mil estudantes maranhenses vão fazer as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que dá acesso a vagas em universidades públicas do pais, por meio do SISU – Sistema de Seleção Unificada, que usa notas Enem como critério para selecionar estudantes. As notas do Enem também podem ser usadas para obtenção de bolsas de estudos totais ou parciais do PROUNI em instituições de ensino particulares.
Na reta final de preparação, as escolas promovem simulados e os chamados aulões que servem para reforçar os conhecimentos ensinados em sala de aula e dar dicas e macetes para os dias da prova.
O Colégio Educar de Balsas promoveu nos dias 10 e 11 de outubro, a quarta edição do Preparadão Educar destinado aos alunos da escola que se preparam para as provas.
Além do time de professores da própria escola, foram convidados dois especialistas em matemática e redação que trouxeram informações preciosas sobre os dois assuntos mais temidos.
O professor de matemática Lukas Rafael Almeida veio de Teresina (PI) e além de repassar dicas sobre a resolução da prova, disse que as disciplinas de cálculo exigem preparação e treino, mas sobretudo uma boa dose de concentração. ‘’ matemática está no dia a dia de todos nós, geralmente as questões do Enem usam enunciados para sugerir os cálculos que exigem raciocínio lógico, aliado as regras, por isso é preciso muita atenção”. Disse, o professor.
A prova de redação que acontece logo no primeiro dia é outro grande desafio para os candidatos. O professor Thiago Morais, que já alcançou nota máxima em redações do Enem falou sobre a estrutura do texto e ressaltou que os parágrafos dissertativos e argumentativos devem ter muita coesão, porque são os mais observados pelos avaliadores “ Os avaliadores do Enem que corrigem as redações observam toda a estrutura textual e a ortografia, mas a maneira como o aluno faz a dissertação sobre o tema e apresenta argumentos faz toda a diferença”. Ressaltou o professor.
Segundo a diretora da escola Thaís Martins, o preparadão é o ponto culminante de uma programação pedagógica que tem dado resultados positivos, com excelentes índices de aprovação nos últimos anos. “A nossa escola se orgulha de ter alunos aprovados com excelentes notas em faculdades do Brasil inteiro. Muitos deles já inseridos no mercado de trabalho. Ela também destacou a importância do aspecto emocional, visto que maioria dos estudantes é formada por adolescentes que sofrem uma espécie de pressão nesse período de preparação. “Dispomos de uma psicóloga que atende os nossos estudantes e também investimos numa boa relação com a família que é fundamental nesse processo” Afirmou a diretora.
Entre os estudantes a expecativa é de bons resultados. Mariane Guedes que está no terceiro ano do ensino médio destacou que a maratona de estudos ajuda a reforçar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas regulares. “ Em encontros como este a gente pega dicas e macetes e revisa os conteúdos. Agora a expectativa é fazer o Enem da minha vida”. Disse a aluna.

