Alunos estão sendo dispensados uma hora mais cedo.
Nos últimos dias as cidades do sul do estado têm enfrentado uma onda de calor intenso, com temperaturas que chegam aos 39 graus e a baixa umidade do ar abaixo de 20 por cento. Além disso os moradores sofrem os efeitos da alta incidência de raios ultravioleta. Numa escala de 0a 18, o índice chegou a 11, que é considerado risco extremo para quem fica exposto ao sol por muito tempo.
Os idosos e as crianças são mais vulneráveis aos efeitos do clima nesse período de longa estiagem, por isso é importante redobrar os cuidados.]
Segundo a pediatra Larissa Guimarães, que atende na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, além de fazer a reidratação do corpo é muito importante cuidar da alimentação, evitando comida muito gordurosa. “ Esse grupo sofre muito com a fumaça das queimadas, o calor e a baixa umidade e precisa ser monitorado para evitar sintomas como cansaço, indisposição física e infecções intestinais” Disse a pediatra.
Por causa do clima adverso, a Secretaria de Educação resolveu alterar os horários das aulas nas escolas da rede municipal. Os estudantes estão sendo dispensados uma hora mais cedo. Às 10h50min no turno da manhã e às 16h50min no turno da tarde.
Segundo o secretário de educação José Nilton Dourado, a maioria das salas de aula tem ar condicionado, mas com o tempo muito seco as condições são desfavoráveis. “ nossa preocupação é o bem estar dos nossos estudantes e também dos nossos professores que ficam expostos a essa onda de calor principalmente na hora de saída das escolas” Disse o secretário.
A portaria fica em vigor por tempo indeterminado e poderá ser revogada quando as condições climáticas melhorarem com a chegada das chuvas.

