Produção de soja vai subir e a de milho vai cair
A Companhia Nacional de Abastecimento divulgou o terceiro dos doze levantamentos da safra brasileira de grãos que começou a ser plantada em 2025 e será colhida no primeiro semestre do ano que vem.
O Brasil terá um discreto aumento de 0,6 por cento na produção total de grãos, chegando a mais de 354 milhões de toneladas.
Nesse levantamento a Conab considerou a instabilidade do clima na maioria das regiões produtoras que acabou reduzindo as chuvas em outubro e novembro.
Aqui no Maranhão o plantio da soja atrasou quase duas semanas porque a faltou umidade no solo em outubro e novembro prejudicando os agricultores que esperavam antecipar a semeadura da soja e aproveitar melhor o calendário agrícola, plantando a safrinha de milho e nos meses de janeiro e fevereiro do ano que vem com melhores condições climáticas.
Em dezembro a chuva voltou com mais intensidade beneficiando as áreas plantadas com soja ajudando no desenvolvimento das plantas.
Segundo a Conab a produção maranhense de soja deve passar de 5 milhões e duzentas mil toneladas, crescimento de 7,5% na comparação com o ano passado.
Já em relação ao milho, a produção pode cair 8.5%, principalmente na safrinha de milho.
Seguindo agricultor Daniel Lech com o atraso nas chuvas, a janela do milho ficou comprometida. “nos esparrávamos plantar a soja mais cedo, fazer a coleta também mais cedo também e em seguida semear o milho safrinha ainda dentro da estação chuvosa entre fevereiro e março, mas pra maioria isso não será possível. Afirmou o agricultor.

