SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA É ABERTA EM BALSAS

Evento na Câmara Municipal reforçou a importância do combate ao preconceito racial.

A Câmara Municipal de Balsas foi o palco para a abertura da Semana da Consciência Negra, numa sessão especial nesta segunda-feira, 17/11. O saguão de entrada do prédio e o plenário foram especialmente decorados para a ocasião.

Na tribuna, todos os 17 vereadores destacaram a importância histórica da data que relembra a luta por ocupação no cenário político e social dos negros do país, a partir da luta de mártires como Zumbi dos Palmares.

A sessão foi uma inciativa da vereadora Isaura Ferreira do partido Republicanos, líder da bancada preta na Câmara Municipal e uma das principais articuladoras do Movimento Negro na cidade de Balsas. “Como vereadora, representante do povo e especialmente da comunidade preta queremos transformar a tribuna desta casa num espaço democrático reforçando a luta contra o preconceito. Nós sabemos que oficialmente a escravidão no país acabou, mas a discriminação em todos os setores da sociedade continua. ”. Afirmou a vereadora.

A sessão também abriu espaço para entidades representativas da comunidade negra no município, como a Sala da Igualdade Racial que acolhe vítimas de preconceito e se transformou num espaço de autoafirmação e empoeiramento da raça e da cultura negra. Segundo a líder do movimento Rose Nejelski a sessão no poder legislativo é um passo importante para dar visibilidade a causa. “Começar a semana da consciência negra pela Câmara Municipal é uma forma de mostramos para a sociedade o quanto a nossa causa reflete um sentimento de justiça e empoeiramento daqueles que muitas vezes por causa da cor da pele são desrespeitados na sua essência. Disse a ativista.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Júnior, do partido União Brasil também reforçou a relevância do evento, afirmando que dessa forma o poder legislativo reafirma seu papel na sociedade. “A causa da consciência negra é uma causa da sociedade e por isso também é da Câmara Municipal de Balsas. Abrimos esse espaço na certeza de que estamos contribuindo para um debate sério e comprometido com a luta dos movimentos”  Ressaltou o presidente.

A programação segue durante toda a semana com palestras nas escolas e outras atividades como o treinão azul e preto na quinta-feira e a primeira Feira Preta de Balsas na sexta-feira que será organizada pelas mulheres empreendedoras com palestras, desfiles, escolha da rainha negra e apresentações culturais