SEGURANÇA REFORÇADA NO RIO BALSAS

Operação visa prevenir afogamentos e reduzir índices de violência.

A abertura oficial da temporada de veraneio no Rio Balsas está marcada para o dia 5 de julho, mas desde ontem (21/06) a segurança foi reforçada no trecho mais frequentado do rio entre o Porto Canaã e a Beira Rio.

A Força Tarefa conta com a participação da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A ação conjunta visa prevenir os afogamentos e reduzir a criminalidade em torno dos bares e restaurantes.

Outra preocupação é orientar donos de lanchas e motos aquáticas sobre o limite de velocidade no trecho de alto fluxo que deve ser de 10km/h descendo a correnteza e de 20km/h no sentido contrário. Essa regulamentação faz parte da lei de zoneamento do rio. Segundo a Guarda Municipal durante o projeto Verão Balsas a fiscalização vai receber o apoio de uma equipe da Marinha que virá de São Luís. “a responsabilidade em fiscalizar e autuar os donos de embarcações é da Marinha, mas nossas equipes de bombeiros e guardas municipais foram treinados desde o ano passado para auxiliar a fiscalização e encaminhar denúncias a Marinha” Afirmou o comandante da Guarda Municipal, Alex Lobato.

 

A Polícia Militar também está fazendo rondas com o objetivo de evitar assaltos a mão armada e badernas ao longo da Beira Rio. Já o Departamento Municipal de Trânsito vai orientar o fluxo e fiscalizar o estacionamento em toda a área.

 

A operação também conta com a participação de Agentes da Guarda Ambiental do Cerrado para orientar sobre os cuidados com o descarte de lixo às margens do rio, além de fiscalizar outros crimes como a pesca predatória e o desmatamento.

” Estaremos de prontidão para garantir que a população se divirta, mas respeite e preserve o rio Balsas, maior patrimônio natural do Sul do Estado. Ressaltou a secretária de meio Ambiente Maria Regina Lins.