SECRETARIA DE SAÚDE DE BALSAS ALERTA PARA NOVOS CASOS DE DENGUE
Lixo descartado irregularmente pode aumentar número de criadouros do mosquito.
O início do período de chuvas acendeu o alerta para novos casos de dengue, zika e chicungunya , doenças transmitidas pelo mosquito aeds aegypti. Nesse período as pancadas de chuva são intercaladas com picos de calor e sol forte, que segundo os epidemiologistas favorecem a proliferação dos criadouros.
Em Balsas são muitos terrenos baldios nos arredores da cidade que se transformam em lixões. Nesses locais é fácil encontrar embalagens plásticas e até pneus velhos com água da chuva, o que representa um risco para a saúde pública.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica pede que a população evite descartar o lixo de forma irregular e siga o calendário com dias e horários da coleta feita pela empresa contratada pela prefeitura e tenha mais cuidado em casa” E importante que cada morador cuide do seu lixo e faça uma varredura em casa todos os dias evitando acúmulo de água em vasos de plantas, canaletas, climatizadores e outros objetos “ essa varredura é fundamental, porque nesses locais as larvas de mosquito se reproduzem rapidamente. O poder público está evidenciando esforços para coletar o lixo, mas é importante que a população faça a parte dela” Disse Ederson Martins, coordenador de campo da Vigilância Epidemiológica.
Segundo a secretaria de saúde do município, apesar do risco a doença está sob controle na cidade, mas essa situação pode mudar de uma hora para outra, caso haja uma explosão de criadouros, por isso a prevenção é muito importante.
Segundo os dados oficiais Balsas gora, registrou de janeiro a outubro deste ano 348 casos conformados de dengue, 131 de chicungunya e nenhum de zika. Não foi registrada nenhuma morte por essas doenças em 2025.