PREFEITURA MONITORA ÁREAS DE RISCO EM BALSAS

A primeira grande chuva agravou os problemas de erosão.

A chuva na madrugada desta quinta-feira, 6 foi a maioria registrada nesse período de transição entre o fim da estiagem de mais de seis meses e o início da estação chuvosa. O volume registrado nesta madrugada foi de aproximadamente 50 milímetros, o suficiente para trazer de volta antigos problemas de infraestrutura.

A maior parte da cidade não dispõe de rede de drenagem e a enxurrada acaba abrindo crateras enormes por causa da erosão, situação que mais frequente nas partes mais baixas e nas proximidades dos riachos e córregos que banham a cidade.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura atualmente mais de 40 áreas de risco de alagamentos e erosão estão sendo monitorados na zona urbana e também na zona rural e o trabalho de limpeza de desobstrução de canais continua.

Nesses locais já foram retiradas mais de cem toneladas de barro e lixo que estavam provocando a obstrução de córregos e o entupimento de canais, mas com a chuva muita sujeira que foi levada pela enxurrada voltou a causar problemas.

O trabalho de limpeza está sendo executado por uma empresa contratada pela prefeitura e a secretaria de meio ambiente tem orientado a população a evitar o descarte irregular de lixo. O alerta foi feito pelo secretário adjunto de meio ambiente Célio Neto “com a chegada das chuvas pedimos aos moradores que evitem colocar lixo nas esquinas, porque esses resíduos são levados para os leitos dos córregos, entupindo canaletas e bueiros e causando os alagamentos” Disse o subsecretário.

As previsões da meteorologia apontam que podem ocorrer novas pancadas de chuva ao longo desta semana. Segundo o tenente Francisco de Assis do Corpo de Bombeiros a população deve evitar locais com riscos de alagamentos e a qualquer sinal de perigo chamar por socorro. ““Dependendo da quantidade de chuvas, o volume dos córregos pode subir rapidamente inundando ruas inteiras e invadindo casa, por isso é importante acionar prefeitura e  Corpo de Bombeiros, o quanto antes.” Afirmou o tenente.