PREFEITURA DIZ QUE CONTROLOU O INCÊNDIO NO LIXÃO DE BALSAS.

Aterro das camadas de lixo reduziu a emissão de fumaça em 90%.

Nove dias depois do incêndio que atingiu o lixão municipal de Balsas e espalhou uma cortina de fumaça tóxica sobre a cidade, a prefeitura diz que conseguiu controlar a situação.

O trabalho de combate ao fogo coordenado pelas secretarias de infraestrutura e de Meio Ambiente contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental do Cerrado e se concentrou em duas frentes.

Na primeira etapa foram usados mais de um milhão de litros de água para controlar as chamas e fazer o resfriamento das camadas de lixo. No segundo momento foi feito um trabalho de aterramento com mais de nove mil toneladas de barro para recobrir as áreas atingidas pelo incêndio e evitar a emissão de fumaça.

Segundo o secretário de infraestrutura, Simão Ribeiro o trabalho feito de forma conjunta já conseguiu reduzir em noventa por cento a nuvem de fumaça, diminuindo consideravelmente os efeitos do incêndio que começou no dia 24 de agosto. O secretário também destacou que o trabalho de prevenção contra novos focos vai continuar “Esse trabalho de recobrimento a partir de agora será contínuo, o lixo chegando ineditamente é recoberto com barro para evitar novos focos” Disse o secretário.