PREFEITURA DE BALSAS AMPLIA NÚMERO DE FEIRAS LIVRES.

Nova feira fixa será na Rua 20, no Catumbi.

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar confirmou que a cidade de Balsas vai ganhar uma nova feira livre fixa aos domingos, assim como já acontece com a feira do mercado municipal aos sábados.
O endereço do novo espaço para a venda de produtos da agricultura familiar será na rua 20 no Catumbi, a partir do próximo domingo, dia 31 de agosto.
Ao confirmar a criação da nova feira, o prefeito Alan da Marissol destacou que a iniciativa visa valorizar e abrir mercado para pequenos produtores. “a nossa gestão tem um compromisso muito grande com os agricultores familiares do nosso município que precisam ter mercado garantido para sua produção. Dessa forma ganha o produtor e ganha também o consumidor que tem acesso a produtos de qualidade mais perto de casa” , afirmou o prefeito.

Além dessa nova feira, a prefeitura já organizou este ano onze edições da feirinha itinerante que passou pelos principais bairros da cidade, sempre as quintas-feiras.
A feira itinerante tem a mesma estrutura como barracas, iluminação e atrações culturais oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Agricultura. Os feirantes levam os produtos e vendem direto para o consumidor final sem a presença de um atravessador, o que na prática significa mais rentabilidade para os pequenos negócios. A dona Maria da Luz que tem uma pequena produção de hortaliças e legumes na Associação São Cardoso diz que a feira nos bairros é mais uma oportunidade para vender e aumentar o lucro. “tudo o que trago pra feira consigo vender rapidinho e não perco quase nada” afirmou a feirante que está animada com a iniciativa da prefeitura.

Além das feiras fixas e itinerantes a Secretaria de Agricultura Familiar tem ajudado os produtores no preparo da terra, na entrega de sementes e também com assistência técnica, além de facilitar a venda da produção para programa do governo, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) nas versões estadual e federal. Nessa modalidade é feita uma chamada pública, os agricultores filiados a uma associação se habilitam e entregam a produção para entidades como os Centros de Referência em Assistência Social, que por sua vez entregam cestas verdes para famílias de baixa renda incluídas no Cadúnuco.

Segundo o secretário municipal Manoel Carvalho, a agricultura familiar responde por quase setenta por cento de verduras, hortaliças, frutas e legumes consumidos pela população brasileira e em Balsas existe um grande potencial de crescimento. ” A cidade é conhecida pela força do grande agronegócio, mas existe um grande batalhão de agricultores familiares que trabalham arduamente para colocar alimentos de qualidade nas mesas, por isso precisamos apoia-los”, disse o secretário.

Para incentivar ainda mais a agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura resolveu apoiar a criação de uma Associação de Feirantes e Agricultores Familiares. A entidade que está na fase de elaboração de estatuto já vai nascer grande com 164 filiados. Dimas Carneiro que é produtor e feirante disse que a entidade vai fortalecer as famílias rurais que passam a ter representatividade. “Organizados seremos mais fortes e buscaremos mais mercado pra nossa produção”, diss ele.