SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO SE REÚNE PARA 2º ENCONTRO DA ABDP COM ESPECIALISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM DESCARBONIZAÇÃO.

Lançada em março de 2024, a Aliança representa um marco na busca por soluções sustentáveis no setor portuário nacional. Nos dias 8 e 9 de outubro, o setor portuário brasileiro se reúne para o 2º Encontro da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), no auditório da OAB Maranhão. O evento apresenta um panorama nacional pré-COP30, com destaque para expectativas e desafios do setor portuário e aquaviário diante das metas climáticas globais. Também estarão presentes representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de cases internacionais.   Lançada em março de 2024, a Aliança representa um marco na busca por soluções sustentáveis no setor portuário nacional. Com a participação dos principais portos do Brasil, promove a colaboração entre diversos atores, nacionais e internacionais, incentivando o compartilhamento de conhecimento e tecnologias, além da implementação de novas ações estratégicas para a descarbonização de portos e frotas. Atualmente, a Aliança conta com 65 membros.   Na palestra magna, o presidente da Alianza NetZero Mar, Javier Cervera (Espanha), falará sobre o panorama internacional da descarbonização do setor marítimo e portuário, reforçando a urgência de ações coordenadas e de investimentos em tecnologias limpas.   A programação do primeiro dia inclui o Momento Aliança, quando serão anunciadas as ações de 2025 e o planejamento estratégico para 2026. Haverá, ainda, o lançamento do Descarbonizômetro, ferramenta para monitorar o progresso dos portos brasileiros rumo à neutralidade de carbono.   Outro destaque do primeiro dia é a entrega do Selo Pró-Clima, em cinco categorias, destinadas a membros da ABDP conforme o grau de maturidade em inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Planos de Descarbonização.   Ao longo dos dois dias de encontro, os ciclos de palestras abordarão mudanças climáticas e planejamento estratégico, financiamento climático, eletrificação de equipamentos, terminais e embarcações, biocombustíveis versus hidrogênio, o papel da inovação no plano de descarbonização, demanda energética brasileira e eletrificação, além do conteúdo mínimo de inventários de GEE no Brasil.

PREFEITURA DE BALSAS LANÇA CAMPANHA “BALSAS SEM QUEIMADAS”

A Prefeitura de Balsas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com Corpo de Bombeiros, Secretaria de Agricultura, Guarda Ambiental do Cerrado e Departamento Municipal de Trânsito (DMT), dará início à campanha “Balsas Sem Queimadas”.

MARANHÃO PARTICIPA PELA PRIMEIRA VEZ COM ESTANDE PRÓPRIO NA FIT ARGENTINA 2025.

O Maranhão marca presença na 29ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2025), em Buenos Aires, deste sábado 27 até 30 de setembro, com um estande próprio pela primeira vez. A participação do Estado revela a estratégia de internacionalização do destino, com foco nos Lençóis Maranhenses, reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e também na promoção de outros polos turísticos, como São Luís e Chapada das Mesas. Durante os quatro dias de programação, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) promove degustações com produtos locais, atendimento ao público no balcão do estande e uma agenda de reuniões estratégicas com operadores, investidores e parceiros internacionais. A comitiva maranhense também participa das ações conjuntas do Consórcio Nordeste, que lançará oficialmente sua nova marca integrada no evento. “Estar na FIT com estande próprio é um marco para o turismo do Maranhão. É a chance de mostrar ao mundo o nosso diferencial, de apresentar os Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade, mas também de evidenciar a força da nossa cultura, gastronomia e hospitalidade. Estamos em um dos mercados emissores mais importantes da América Latina e em uma das maiores feiras do mundo, que projeta destinos internacionalmente, aponta tendências e promove networking”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. Além da promoção institucional, a participação do Maranhão na FIT também oferece base de apoio para empresários maranhenses que estão no evento. Com a estrutura do estande, eles encontram respaldo para divulgar serviços e fazer negócios diretamente com operadores internacionais. Segundo a superintendente de Promoção da Setur-MA, Isabella Barbosa, a presença do Maranhão fortalece a inserção do estado no mercado internacional. “Estamos diante de uma vitrine que conecta tendências e oportunidades. Ao lado dos nossos empresários, conseguimos potencializar negócios e consolidar o Maranhão como destino competitivo, alinhado às demandas do turismo mundial. A FIT é o espaço ideal para isso”, afirmou Isabella. A FIT Argentina é considerada uma das três maiores feiras internacionais do setor e, em 2025, reunirá mais de 50 países e 1.700 expositores no La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires. A programação inclui rodadas de negócios, encontros internacionais, fóruns sobre inteligência artificial e sustentabilidade, além de espetáculos culturais e gastronômicos.

PREFEITURA DE BALSAS REALIZA BLITZ EDUCATIVA EM HOMENAGEM AO DIA DO CAMINHONEIRO.

Nesta terça-feira, 16 de setembro, a Prefeitura de Balsas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), promoverá uma blitz com caráter fiscalizatório e orientativo no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado na BR-230. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia do Caminhoneiro e contará com a parceria da PRF, SAMU, DETRAN, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Durante a blitz, os caminhoneiros e motoristas que trafegarem pela rodovia receberão orientações sobre segurança no trânsito, além de atendimento com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Também haverá distribuição de mudas de plantas, incentivando práticas sustentáveis e reforçando a importância do cuidado com o meio ambiente. A iniciativa tem como objetivo valorizar os profissionais que diariamente contribuem com o transporte e o desenvolvimento da região, além de promover saúde, segurança viária e conscientização ambiental. Local: Posto da PRF – BR-230 Data: 16 de setembro (terça-feira) Horário: 8:00h