SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO SE REÚNE PARA 2º ENCONTRO DA ABDP COM ESPECIALISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM DESCARBONIZAÇÃO.

Lançada em março de 2024, a Aliança representa um marco na busca por soluções sustentáveis no setor portuário nacional. Nos dias 8 e 9 de outubro, o setor portuário brasileiro se reúne para o 2º Encontro da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), no auditório da OAB Maranhão. O evento apresenta um panorama nacional pré-COP30, com destaque para expectativas e desafios do setor portuário e aquaviário diante das metas climáticas globais. Também estarão presentes representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de cases internacionais. Lançada em março de 2024, a Aliança representa um marco na busca por soluções sustentáveis no setor portuário nacional. Com a participação dos principais portos do Brasil, promove a colaboração entre diversos atores, nacionais e internacionais, incentivando o compartilhamento de conhecimento e tecnologias, além da implementação de novas ações estratégicas para a descarbonização de portos e frotas. Atualmente, a Aliança conta com 65 membros. Na palestra magna, o presidente da Alianza NetZero Mar, Javier Cervera (Espanha), falará sobre o panorama internacional da descarbonização do setor marítimo e portuário, reforçando a urgência de ações coordenadas e de investimentos em tecnologias limpas. A programação do primeiro dia inclui o Momento Aliança, quando serão anunciadas as ações de 2025 e o planejamento estratégico para 2026. Haverá, ainda, o lançamento do Descarbonizômetro, ferramenta para monitorar o progresso dos portos brasileiros rumo à neutralidade de carbono. Outro destaque do primeiro dia é a entrega do Selo Pró-Clima, em cinco categorias, destinadas a membros da ABDP conforme o grau de maturidade em inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Planos de Descarbonização. Ao longo dos dois dias de encontro, os ciclos de palestras abordarão mudanças climáticas e planejamento estratégico, financiamento climático, eletrificação de equipamentos, terminais e embarcações, biocombustíveis versus hidrogênio, o papel da inovação no plano de descarbonização, demanda energética brasileira e eletrificação, além do conteúdo mínimo de inventários de GEE no Brasil.
JUDICIÁRIO DE SANTA INÊS CONDENA SERVIDORA DO MUNICÍPIO POR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO.

Segundo apurado pela polícia, a denunciada encontrava-se cedida pelo Município de Santa Inês para atuar na Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês desde maio de 2019.
POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO CUMPRE 15 MANDADOS CONTRA MEMBROS DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COM ATUAÇÃO INTERESTADUAL.

Operação se concentrou em 5 bairros da capital.